Conecte-se conosco

Publicado

em

Professores dos Ensinos Médio, Médio integrado ao Técnico e Articulado ao Ensino Superior Tecnológico (AMS) de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) podem inscrever suas equipes até dia 12 de abril para o ‘Desafio Learning Sectors‘. A iniciativa busca inspirar estudantes para o futuro por meio da educação Stem (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

A equipe vencedora ganhará uma experiência imersiva nos bastidores do Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo, em novembro de 2025. O professor líder deve cadastrar a equipe de até três alunos e um professor colíder (opcional). Inscrições e mais informações neste link. Confira aqui o tutorial para realizar o procedimento.

Promovido pelo British Council, com o apoio da Fórmula 1®, o Desafio Learning Sectors incentiva estudantes do Ensino Médio a resolver problemas reais usando pensamento computacional, criatividade, trabalho em equipe e inovação.

“Para participar da competição, não é necessário ter conhecimento ou experiência prévia sobre pensamento computacional, programação ou educação Stem”, explica a professora coordenadora de projetos da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Elizabete Calderon.

A educadora conta que o Desafio Learning Sectors é organizado em etapas. Em cada fase, serão realizadas oficinas online para que os participantes se prepararem, como identificação de um problema real, planejamento de uma solução, construção e testes de um protótipo funcional. Essas atividades, não obrigatórias, são direcionadas aos professores líderes.

Os projetos serão avaliados pelos critérios de equidade, diversidade, inclusão, originalidade, criatividade, viabilidade, qualidade do protótipo e impacto social.

"Bem-vindo ao Fuxiquei Notícias, seu portal de notícias sobre o mundo dos famosos, entretenimento e muito mais! Aqui você encontra as últimas notícias sobre reality shows, novelas, celebridades e eventos que acontecem em São Paulo e além.

São Paulo - SP

Ranking espanhol elege a USP como a melhor universidade da América Latina

Publicado

em

Na 61ª posição, a USP é a instituição de pesquisa latino-americana mais bem classificada no SCImago Institutions Rankings (SIR), ranking espanhol elaborado anualmente pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). 

Quando comparada a outras universidades, a USP ocupa a 29ª posição, estando à frente de instituições como a Universidade Yale, Universidade Duke e Universidade de Sydney.

O ranking avalia instituições de ensino superior e de pesquisa classificando-as por um indicador composto, que combina três conjuntos diferentes de métricas com base no desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido por sua visibilidade na web.

Um diferencial desta classificação é que ela avalia não apenas universidades, mas também outras entidades que realizam pesquisa, como empresas, órgãos governamentais e instituições não governamentais. Nesta edição, foram avaliadas 9.756 instituições do mundo todo, sendo 5.051 universidades.

Na classificação geral, as três instituições mais bem classificadas foram a Academia de Ciências da China (1º lugar), o Ministério da Educação da República Popular da China (2º lugar) e o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (3º lugar). Considerando apenas as universidades, a Universidade Harvard ocupa a liderança do ranking, seguida da Universidade da Academia de Ciências da China e da Universidade Tsinghua.

América Latina

No quesito Pesquisa do ranking, os principais critérios estão relacionados a impacto científico, especialização temática, quantidade de publicações e colaboração internacional com redes de outras instituições. 

Nesse item, a USP é considerada a 33ª instituição de pesquisa e a 17ª universidade do mundo que mais publicou artigos científicos indexados na base de dados científicos Scopus – que é produzida pela editora holandesa Elsevier e é considerada uma das maiores do mundo.

LEIA TAMBÉM: Provão Paulista: aprovada veio para SP para fazer escola de cadetes do exército e entrou em medicina na USP

No quesito Impacto Social, que analisa a visibilidade na web, a USP obteve a 26ª posição na classificação geral e a 14ª posição entre as universidades.

A USP lidera o ranking latino-americano, seguida pelo Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Argentina), pela Universidade Nacional Autônoma do México (México), pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Mais informações sobre esta classificação podem ser obtidas no site do Scimago e no site do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Melhores do mundo

O ranking da SCImago também classificou as instituições em 19 diferentes áreas do conhecimento. Nesse ranqueamento, a USP teve quatro cursos classificados entre os 50 melhores do mundo – Odontologia (1º), Medicina Veterinária (6º), Agricultura e Ciências Biológicas (23º), Negócios, Gestão e Contabilidade (37º) e Farmacologia, Toxicologia e Ciências Farmacêuticas (38º).

Confira, a seguir, a classificação das áreas considerando o ranqueamento de todos os setores (universidades, institutos de pesquisa, empresas, órgãos governamentais e instituições não governamentais) e a posição alcançada pela USP em cada uma delas na América Latina, no BRICS, na Ibero-América e no Brasil.

SCImago Ranking – Todos os setores

Área de conhecimentoMundoBricsIbero-américaAmérica LatinaBrasilAgricultura e
Ciências Biológicas23º13º2º1º1ºArtes e Humanidades81º4º10º3º1ºBioquímica,
Genética e Biologia
Molecular153º29º8º1º1ºNegócios, Gestão e
Contabilidade37º16º1º1º1ºQuímica922º211º87º2º1ºCiências da
Computação291º77º11º1º1ºOdontologia1º1º1º1º1ºCiências da Terra
e Planetárias207º92º6º2º1ºEconomia,
Econometria
e Finanças118º33º2º1º1ºEnergia450º144º19º1º1ºEngenharia392º98º16º1º1ºCiências Ambientais108º56º5º1º1ºMatemática227º68º4º1º1ºMedicina73º15º6º1º1ºFarmacologia,
Toxicologia e
Ciências Farmacêuticas38º22º3º1º1ºFísica e Astronomia473º117º18º2º1ºPsicologia56º3º1º1º1ºCiências Sociais57º9º1º1º1ºMedicina Veterinária6º4º1º1º1º

SCImago Ranking – Universidades

Área de conhecimentoMundoBricsIbero-américaAmérica LatinaBrasilAgricultura e
Ciências Biológicas8º7º1º1º1ºArtes e Humanidades68º2º8º2º1ºBioquímica,
Genética e Biologia
Molecular77º22º2º1º1ºNegócios, Gestão e
Contabilidade34º14º1º1º1ºQuímica348º106º12º2º1ºCiências da
Computação176º57º6º1º1ºOdontologia1º1º1º1º1ºCiências da Terra
e Planetárias106º51º3º2º1ºEconomia,
Econometria
e Finanças97º29º2º1º1ºEnergia277º90º6º1º1ºEngenharia218º66º8º1º1ºCiências Ambientais50º35º1º1º1ºMatemática123º51º2º1º1ºMedicina46º13º2º1º1ºFarmacologia,
Toxicologia e
Ciências Farmacêuticas22º18º1º1º1ºFísica e Astronomia206º68º6º2º1ºPsicologia47º2º1º1º1ºCiências Sociais42º6º1º1º1ºMedicina Veterinária2º1º1º1º1º

Continuar lendo

São Paulo - SP

Previsão do tempo para sexta-feira (04), em SP: chuva forte e persistente

Publicado

em

Dia será marcado por nebulosidade bastante variável, o que diminui o calor em grande parte do Estado de São Paulo.

No decorrer das horas, podem acontecer pancadas de chuva forte e persistente, acompanhadas de raios e rajadas de vento no território paulista, devido a atuação de uma frente fria junto com o corredor de umidade do ar proveniente da Região Amazônica.

Os acumulados serão expressivos, especialmente na faixa leste paulista, dessa forma, recomendamos maior atenção em áreas mais vulneráveis.

Na capital, as temperaturas variam entre 19 e 25 graus.
Em Piedade, mínima de 16°C e máxima de 23°C.
Em Juqueí, mínima de 21°C e máxima de 26°C
Já para região de Ourinhos, mínima de 19 e máxima de 28 graus.

Atenção! Os próximos dias serão de chuva forte, fique atento aos alertas e orientações da defesa civil em seu celular.

Para mais informações, acompanhe a defesa civil nas redes sociais pelo @defesacivilsp

Continuar lendo

São Paulo - SP

Polícia intercepta caminhão com quase 2 toneladas de drogas na capital paulista

Publicado

em

As equipes da Polícia Civil investigavam uma organização criminosa responsável pela distribuição de drogas na região metropolitana.

Um trabalho de investigação que durou cerca de seis meses permitiu que a Polícia Civil interceptasse, nesta quarta-feira (2), um caminhão com quase duas toneladas de maconha. O flagrante aconteceu na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista. O motorista, de 36 anos, foi preso.  

Policiais do 1° Distrito Policial de Carapicuíba monitoravam uma organização criminosa responsável pela distribuição de drogas pela região metropolitana do estado. Com base nas investigações e prisões anteriores de pessoas envolvidas na quadrilha, as equipes descobriram como funcionava o esquema, além de conseguir a identificação de placas de caminhões e carretas que faziam o transporte dos entorpecentes.  

Os criminosos abasteciam os veículos com as substâncias no Paraguai e, depois, faziam o deslocamento por meio da chamada “rota caipira”, passando pelo Paraná até chegar em São Paulo. 

Desde fevereiro, os agentes monitoram a movimentação de um dos caminhões para que pudessem fazer a abordagem em um momento oportuno. Na época, esse mesmo veículo foi até o Paraguai, o que aumentou ainda mais as suspeitas.

Na madrugada desta quarta-feira (2)(, sabendo a rota realizada pelo veículo, os policiais fizeram campana na rodovia Castello Branco. Pelo quilômetro 26, o caminhão foi avistado, pouco antes de entrar na cidade de Carapicuíba. 

Ao perceber a movimentação das viaturas, o motorista tentou fugir para a cidade de São Paulo, mas foi alcançado e abordado na avenida Ernesto Igel. Durante a vistoria no veículo, foram encontrados 1.891 tijolos de maconha, que totalizaram quase 2 toneladas.  

O homem foi encaminhado ao 1° DP de Carapicuíba, onde permaneceu preso em flagrante e à disposição da Justiça. O caso foi registrado como tráfico de drogas. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e prender outros envolvidos no esquema criminoso.

Continuar lendo

FUXIQUEI INDICA!